Estudos e Pesquisa

Efeitos cardiometabólicos de dietas onívoras vs veganas em gêmeos idênticos: um ensaio clínico randomizado

(Cardiometabolic Effects of Omnivorous vs Vegan Diets in Identical Twins A Randomized Clinical Trial)

Introdução
O estudo foi projetado para comparar os efeitos cardiometabólicos de uma dieta vegana saudável versus uma dieta onívora saudável. Para controlar as diferenças genéticas que podem alterar os efeitos cardiometabólicos da dieta, gêmeos idênticos foram designados aleatoriamente para seguir uma das duas dietas por 8 semanas.

Métodos
O ensaio clínico randomizou 22 pares de gêmeos idênticos adultos saudáveis ​​para seguir uma dieta vegana ou onívora saudável por 8 semanas para analisar os impactos nos níveis de colesterol total, LDL-C, HDL-C, triglicerídeos em jejum, glicose, insulina, n-óxido de trimetilamina (TMAO), vitamina B12 e peso corporal.

Resultados e discussão
Os participantes que seguiram a dieta vegana apresentaram uma redução média de 13,9 mg/dL no nível de colesterol LDL, 2,9 μIU/mL na insulina em jejum e 1,9 kg no peso corporal, embora tenha sido observada perda de peso em ambos os grupos de dieta. Os veganos também apresentaram uma redução média absoluta maior, mas não significativa, nos níveis de colesterol HDL, vitamina B12, TMAO e glicose.
Alguns fatores podem ter limitado a oportunidade de observar diferenças adicionais entre os grupos de estudo. Os participantes de ambos os grupos de dieta foram orientados a adotar uma dieta mais saudável em comparação com seu padrão alimentar antes do estudo, com aumento da ingestão de vegetais e diminuição da ingestão de grãos refinados. Até mesmo os participantes onívoros melhoraram a qualidade de sua dieta durante a intervenção de 8 semanas. Também, dentro de ambos os grupos, os potenciais resultados podem ter sido atenuados porque os participantes eram saudáveis no início do estudo; por exemplo, o nível médio inicial de colesterol LDL dos participantes era de 114 mg/dL, deixando pouco espaço para melhorias. Além disso, o período inicial de 4 semanas de entrega de alimentos facilitou a alta adesão dos participantes à dieta, enquanto as últimas 4 semanas de alimentos auto fornecidos aumentaram a generalização.

Conclusão
O ensaio observou vantagens cardiometabólicas ao seguir dieta vegana saudável versus dieta onívora, com ressalva da amostra pequena e previamente saudável, não devendo generalizar para outras populações. Com base nos resultados, os pesquisadores sugerem que tal padrão alimentar baseado em vegetais pode ser considerado para reduzir os fatores de risco cardiometabólicos.

Referência
Landry MJ, Ward CP, Cunanan KM, Durand LR, Perelman D, Robinson JL, Hennings T, Koh L, Dant C, Zeitlin A, Ebel ER, Sonnenburg ED, Sonnenburg JL, Gardner CD. Cardiometabolic Effects of Omnivorous vs Vegan Diets in Identical Twins: A Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2023 Nov 1;6(11):e2344457. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2023.44457. Erratum in: JAMA Netw Open. 2023 Dec 1;6(12):e2350422. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2023.50422. PMID: 38032644; PMCID: PMC10690456.

Gostou? Compartilhe!